A gastronomia de Maceió está entre as mais saborosas e diversificadas do Brasil. Se você não sabe nem por onde começar, separamos uma lista com 5 pratos típicos de Maceió que você precisa provar.
Peixes, moluscos, mariscos e crustáceos são as grandes estrelas da culinária do estado, que é ideal para quem procura se deliciar com a cozinha regional brasileira.
A maior parte dos pratos de Maceió é feita de iguarias de origem africana e indígena. Por isso, tapioca, cuscuz de milho e grude de goma costumam ser encontrados nas receitas típicas da região. Quando chegar ao estado, você vai achar essas delícias na maioria dos restaurantes espalhados por lá, incluindo os que ficam na beira do mar.
Confira os 5 pratos típicos de Maceió que você precisa provar:
Siri Mole ao Coco
Típico de Alagoas, capital de Maceió, o Siri Mole ao Coco é bastante comum na região porque o estado possui lagoas extensas, onde moluscos e mariscos são produzidos.
Também conhecido como Moqueca de Siri Mole, este prato é um dos mais apreciados pelos turistas. Presente na rotina das famílias do estado, o Siri Mole ao Coco é feito com dois dos principais ingredientes da culinária local: siri e coco. A receita inclui diversos legumes e é acompanhada de farofa.
Sururu de Capote
Um marisco chamado sururu é um dos maiores atrativos da gastronomia local. Ele vive dentro de conchas encontradas em águas doces. O Sururu de Capote é o principal prato com este alimento, que é cozido dentro da própria concha, junto de vários temperos.
Você pode comer Sururu de Capote tanto como refeição quanto petisco. E pirão, pimenta e purê de macaxeira completam este prato maravilhoso.
Chiclete de Camarão
Outra delícia de Maceió é o Chiclete de Camarão, uma iguaria presente em todo o estado e só encontrada lá. Inúmeros restaurantes da região oferecem esse prato típico, cujas variações levam queijo mussarela, requeijão cremoso, parmesão, provolone e gorgonzola.
Além disso, a receita costuma ter ingredientes como creme de leite fresco, cebola picada, cheiro verde e outros alimentos que fazem o prato dar água na boca.
Pudim de Tapioca
É possível encontrar pudins em praticamente todo o país, mas nenhum como o Pudim de Tapioca feito em Maceió. Esse doce típico encanta turistas de todo o mundo, podendo ser servido como lanche ou sobremesa.
A tapioca tem origem indígena tupi-guarani e é extraída da mandioca, base da alimentação brasileira até a chegada dos portugueses, no século 15.
Além da tapioca, o pudim leva ingredientes como coco ralado, leite, farinha de trigo, ovos e leite condensado. Portanto, a receita é simples como a de outros pudins, mas tem um gostinho todo especial.
Bolinho de Goma
Quitutes artesanais também marcam a culinária de Maceió. Por exemplo, Bolinhos de Goma são alguns dos mais procurados na região.
Também conhecidos como Broinhas de Maragoggi, esses bolinhos de goma são desenhados a mão como se fossem obras de arte. A receita tradicional é bem simples, levando amido de milho, leite de coco, gema de ovo, margarina e açúcar.
Ao viajar para Maceió, não perca os pratos típicos que recomendamos. Fale conosco para programar sua viagem!