A Chapada Diamantina é, sem dúvidas, um dos lugares mais bonitos do Brasil. Situada no estado da Bahia, a região abriga os picos mais altos do Nordeste. Protegido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade, na categoria parque nacional, a Chapada é um prato cheio para os amantes do ecoturismo.

Conheça a história da Chapada Diamantina

Sua história em muito se assemelha a do próprio país. Inicialmente povoada por índios, recebeu a colonização dos portugueses e depois dos africanos. Não demorou para o diamante e o ouro serem descobertos, dando início ao ciclo do garimpo. Foi nessa mesma época que a Estrada Real foi construída a fim de facilitar o transporte do ouro até a capital.

O diamante também contribuiu para a construção da cultura e infraestrutura local, atraindo muitos negociantes europeus e motivando o nome que hoje conhecemos, Chapada Diamantina. Em meados de 1980 a exploração do mineral foi proibida por questões ambientais, abrindo espaço para o turismo que supriu as necessidades da economia local.

Qual o clima da Chapada?

Em contraste com o sertão que cerca a Chapada, o clima por lá é úmido e o lugar é rico em áreas verdes. Há duas estações climáticas bastante distintas, uma mais quente e chuvosa, e outra mais fria e seca. Vale ressaltar que o que é considerado frio gira em torno de 26ºC e 17ºC, sendo essa a época mais indicada para o turismo.

Confira as principais atrações da Chapada Diamantina

Atrações não faltam neste lugar encantador. Uma delas é a Gruta da Lapa Doce que precisa ser acessada por uma trilha, mas certamente vale a pena a visita, graças às suas belezas naturais esculpidas por milhões de anos.

Não podemos deixar de mencionar o Morro do Pai Inácio, um dos pontos turísticos mais procurados de toda a Chapada. Se você gosta de apreciar o espetáculo do pôr do sol, esse lugar não pode faltar no seu roteiro.

A Cachoeira da Fumaça, uma das maiores do Brasil, também merece destaque. Aliás, todo o trajeto até o alto da cachoeira é apaixonante com direito a uma parada na Cachoeira do Riachinho para um bom banho de água doce.

Se você gosta de conhecer a cultura local não deixe de visitar o Marimbus com suas vilas de pescadores que trazem consigo a história dos antigos Quilombos que ali havia. Aliás, basta uma breve conversa com a população local para uma bela aula de história e uma rica imersão cultural.

Agora, se você quer mesmo fazer mergulhos em águas cristalinas, anote os seguintes destinos: Poço Azul e Poço Encantado. Com um tom de azul incrível, nesses poços é possível flutuar enquanto se observa as formações rochosas submersas.

Hora de conhecer a Chapada

Para quem vai sozinho pode ficar difícil conhecer todos estes destinos, afinal, nem todos ficam próximos uns aos outros. Ademais, em cavernas e grutas, o acompanhamento de um guia é fundamental.

Trata-se de um destino presente na lista de 10 entre 10 amantes da natureza, e basta chegar ao lugar para entender todo este encanto. Se você pretende visitar a Chapada prepare tênis, roupas confortáveis e protetor solar. Óculos de sol e bonés também são bem-vindos. Não esqueça a garrafinha d’água para matar a sede durante as caminhadas e, é claro, uma boa câmera fotográfica para registrar todas as experiências.

 

Confira a oferta especial Engetur para conhecer a incrível Chapada Diamantina! São 8 dias de passeio, mais que suficientes para conhecer a Chapada e ficar com aquele gostinho de quero mais.

Entre em contato com a gente e vamos juntos preparar essa viagem que com certeza será inesquecível.