Esta pequena vila de pescadores no Ceará, nordeste brasileiro, é o tipo de lugar onde poderíamos ficar presos por semanas. Jericoacoara (ou “Jeri” para os íntimos) é famosa por suas praias e dunas propícias para a prática de esportes. Mas essas não são as únicas atrações deste paraíso tropical.

Por diversas vezes eleita uma das praias mais bonitas do mundo, Jericoacoara fica a cerca de 300 km da capital cearense. Com pouco mais de 19 mil habitantes, o vilarejo é o lugar ideal para relaxar em meio a paisagens exuberantes.

A vila é simples e rústica, o que a torna incrivelmente encantadora. A energia elétrica é limitada, as ruas principais são de areia e com pouca iluminação. O resultado? Uma das noites mais estreladas que você poderá ver na vida!

Em contrapartida, o turismo em Jericoacoara vem evoluindo rapidamente. Hoje existem inúmeros hotéis, pousadas, bares e restaurantes, dos mais caros até os mais simples. Tudo contribui para você aproveitar o que há de melhor no nordeste brasileiro. A vida noturna é uma atração à parte. Com muita dança, música ao vivo e animação.

Por que visitar Jericoacoara?

Se todos os atributos acima ainda não te convenceram, saiba que Jericoacoara fica dentro de um Parque Nacional fortemente preservado. Portanto, você encontrará nada menos do que natureza em seu estado mais puro.

E não há tempo ruim neste paraíso: as temperaturas ficam em torno dos 25º C o ano inteiro. A única ressalva é quanto a temporada de chuva, que vai de maio a junho, e pode prejudicar a prática de esportes. Se você quer aproveitar o calor em sua plenitude, os meses de outubro a fevereiro são os mais indicados.

Seja para relaxar ou para se divertir, Jericoacoara tem tudo que você poderia querer para as férias dos sonhos. Logo, não é surpresa que o destino figure há anos entre os mais procurados no Brasil por viajantes de todo o mundo.

Como chegar

Uma vez estando no aeroporto de Fortaleza você deverá decidir qual o melhor meio para chegar a Jericoacoara. É possível combinar previamente o traslado com o local onde você vai se hospedar, bem como pegar um ônibus. A viagem dura aproximadamente 5 horas, mas quem já foi garante que cada segundo vale a pena. Se for alugar um carro, os 4×4 são sem dúvidas os mais indicados.

Mas se preferir diminuir as horas de viagem por terra, pode optar por pegar um voo partindo de Recife. O desembarque acontece no aeroporto de Cruz, a 40 km de Jericoacoara.

Chegando em Jericoacoara, opções para curtir o lugar não faltarão! Veja 10 dicas de passeios imperdíveis em Jeri:

1. Buggy

Não é à toa que colocamos o passeio de Buggy em primeiro lugar nessa lista. Em Jericoacoara é possível ir a praticamente qualquer lugar de Buggy. Além de tornar a viagem mais divertida, ele ainda permite o contato próximo com a natureza. Esse é também um dos meios mais fáceis de locomoção em meio às dunas de areia.

2. Duna Encantada

Como se sabe as dunas mudam constantemente com a ação do vento. No entanto, não é isso que acontece com a Duna Encantada. A grande duna de areia permanece sempre no mesmo lugar e é cercada de lendas. Há quem diga que por debaixo dela há um antigo navio. Verdade ou não, vale a pena conhecer essa obra da natureza.

3. Praia do Preá

A Praia do Preá não é a mais procurada para banho. Por outro lado, trata-se de um dos destinos favoritos entre os amantes dos esportes. Isso porque a praia tem ventos fortes e constantes, o que a torna ideal para a prática de kitesurf e windsurf. Então, se você é amante do esporte ou apenas de belas paisagens essa é uma ótima opção.

4. Lagoa do Paraíso

A Lagoa do Paraíso é, sem dúvidas, um dos pontos turísticos mais famosos de Jericoacoara. É lá que estão as famosas redes penduradas sobre a água cristalina que inspiram viajantes de todo o mundo. Se quer relaxar e contemplar a paisagem, este é o lugar certo.

5. Pedra Furada

Outro cartão postal de Jericoacoara que não pode ficar de fora da sua viagem é a pedra furada. Com uma grande fenda cuidadosamente esculpida durante anos pela natureza, o lugar é famoso nas redes sociais dos viajantes. A dica é ir enquanto a maré estiver baixa para apreciar não somente a pedra furada, como outras que ficam próximas.

6. Árvore da Preguiça

Assim que você chegar à árvore da preguiça entenderá o porquê de seu nome. Por conta dos ventos fortes e constantes, a árvore cresceu praticamente deitada sobre a areia. As raízes sinuosas ficam praticamente expostas. A árvore fica muito próxima da pedra furada, portanto, vale a pena esticar a caminhada e conhecer essa curiosa árvore nativa.

7. Lagoa Azul

Em um cenário paradisíaco, a Lagoa Azul atrai viajantes que vão em busca de sossego, sombra e água fresca. A região ainda conta com algumas barracas e passeios para uma experiência completa e inesquecível em Jericoacoara.

8. Andar a cavalo

Engana-se quem pensa que só de Buggy se anda por Jericoacoara. Se você quer um contato ainda mais íntimo com a natureza, os cavalos são uma opção, seja para ir de um ponto a outro ou apenas galopar pela orla.

9. Duna Pôr do sol

Assistir ao pôr do sol em Jericoacoara é um verdadeiro espetáculo. Por conta de sua localização privilegiada, o destino é um dos poucos lugares onde o sol se põe no horizonte do oceano como se estivesse mergulhando. A Duna Pôr do Sol possibilita assistir a tudo isso de camarote em uma das paisagens mais belas do Brasil.

10. Sair à noite

A aparência pacata de Jericoacoara tende a enganar à primeira vista. A vila simples tem vida noturna agitada, com muito forró, boa comida e gente simpática. E tem opções para todos os gostos, desde baladas até restaurantes com música ao vivo, não faltam alternativas para se divertir até o amanhecer.

 

Conheça Jericoacoara com a Engetur! Veja nossas ofertas para o destino ou monte seu roteiro exclusivo pelas belezas do nordeste brasileiro. Converse com um de nossos consultores e programe sua viagem!