A Argentina é logo ali e o país tem opções imperdíveis para quem busca uma experiência singular no mundos dos vinhos. Mendoza é o destino ideal. E não precisa deixar os filhos no Brasil para conhecer esse destino, pois é possível realizar passeios encantadores com a família toda.

Localizada ao pé da Cordilheira dos Andes, essa região vinícola é uma das maiores do planeta. A cidade é considerada a capital do vinho da Argentina porque 70% da produção da bebida vem de lá. Mendoza faz parte de uma província também chamada assim, contemplando três regiões: Valle de Uco, Luján de Cuyo e Maipú. 

A capital argentina do vinho

Uma das coisas mais bacanas de fazer um tour por Mendoza é conferir de perto o processo completo de produção do vinho, desde o plantio até a degustação. As vinícolas da região estão espalhadas por 100 km de estrada e há mais de 1.200 para turistas conhecerem. 

O maior destaque é o vinho do tipo Malbec, mas existem diversos tintos produzidos em Mendoza e tão apreciados quanto ele. É o caso de Merlot, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, entre outros. Já entre os vinhos brancos, o Chardonnay e o Sauvignon Blanc são as grandes estrelas. 

O Peso Argentino  é a moeda usada na cidade, mas alguns estabelecimentos permitem pagamento em Dólar e em Reais. Ao viajar para o destino, você vai notar que o clima costuma ser seco e ensolarado, sem chuvas. Trata-se das condições ideais para os vinhos ganharem suas características únicas, além de estarem em altitudes bastante elevadas – mais de 600 metros acima do nível do mar. 

Uma das grandes vantagens de escolher Mendoza para sua próxima viagem é que você não precisa tirar visto para entrar na Argentina. Um detalhe importante é que, apesar de não ser obrigatório ter Seguro Viagem, esse serviço pode fazer falta caso você precise durante o passeio. 

As principais vinícolas de Mendoza

1. Bodega Trapiche

Como já contamos aqui, a Bodega Trapiche é uma das principais vinícolas da região. Além de conhecer a produção, os visitantes podem fazer um passeio para conhecer a história do vinho em um museu com máquinas usadas no século 20. A adega da Trapiche foi pioneira ao introduzir cepas francesas, importar barricas de carvalho francês, produzir vinhos varietais e usar tanques de aço inoxidável. 

2. Bodega Trivento

Outra importante bodega de Mendoza é a Trivento, que está do lado de uma represa com vista para a Cordilheira dos Andes. Esta vinícola é conhecida entre os brasileiros por oferecer vinhos de entrada, mas os rótulos premium do local também chamam muita atenção. 

3. Bodega Cruzat

Enquanto boa parte das vinícolas da cidade é focada em vinhos tintos ricos, como o Malbec, a Cruzat especializa-se em no nicho de vinhos espumantes. Criada em 2004, ela cultiva uvas do tipo pinot noir e chardonnay. Os métodos para criar seus espumantes brancos e rosas finos são tradicionais. O tour por esta bodega inclui a observação do processo de vinificação e uma degustação guiada. 

Na Cruzat, você pode fazer nosso roteiro para toda a família. Enquanto os pais degustam a bebida, os filhos fazem atividades divertidas de desenho e pintura. Além do tour pela bodega, é possível aproveitar a oportunidade para conhecer o centro de Mendoza, incluindo praças e museus incríveis. 

Para saber mais sobre como viajar para Mendoza, é só entrar em contato conosco