A primeira tarefa antes de qualquer viagem é verificar toda a documentação que será exigida na imigração. Muitos viajantes ficam tensos só de pensar sobre isso. Mas com algumas dicas simples é possível providenciar todas as exigências e passar tranquilamente pela imigração.

Se informar sobre essas questões pode evitar a seguinte situação: você está prestes a embarcar para a viagem dos sonhos. Já fez as reservas no hotel, anotou os horários dos trens e ônibus. Já programou a visita em todos as atrações imperdíveis das cidades. Elaborou até um roteiro gastronômico com o melhor da culinária local de cada destino.

Chegando ao destino, hora de passar pela imigração. Você é impedido de embarcar pelos agentes. Dá pra imaginar a frustração?

Por isso, confira algumas dicas para não ficar retido na imigração em viagens internacionais e evitar esse pesadelo em sua viagem.

 

Principais documentos exigidos em viagens internacionais

1. Passaporte válido por pelo menos mais seis meses, contados a partir da data de embarque. Alguns países, como os EUA, aceitam que o passaporte tenha um tempo menor de validade. Contudo, o passaporte precisa ainda estar válido na data de retorno ao país de origem.

2. Alguns países exigem certificado de vacinação contra a febre amarela que deve ser tomada no mínimo dez dias antes do embarque. Verifique se o seu destino internacional está entre os países que exigem esse documento.

3. Se você vai fazer conexão em outro país, cuidado redobrado. Informe-se também sobre as exigências do país no qual será realizada a conexão.

 

Recomendações para entrar na Europa

Alguns países da Europa fazem as mesmas exigências, já que de acordo com o Tratado de Schengen, uma vez entrando em território de um deles, a circulação nos outros é livre. Confira os principais pontos que você deverá se atentar:

1. Visto: Atualmente 26 países fazem parte desse Tratado (confira a lista de países aqui). Assim, para estadias de até 90 dias em países europeus que fazem parte do tratado, é facultado o visto prévio. É necessário apenas passar pelo controle pararegistrar a entrada e receber o visto de turista. E o mesmo vale até para alguns países que ainda não fazem parte do Tratado. Países como a Rússia e a Irlanda também não exigem visto prévio aos brasileiros viajando a turismo. Além disso, para passar pelo controle imigratório será necessário providenciar:

2. Seguro viagem: Embora nem sempre os agentes do controle imigratório solicitem a apresentação, é obrigatória a contratação de um seguro viagem internacional com cobertura no valor mínimo de 30.000 euros.

3. Comprovantes: É necessário comprovar que você possui meios para custear sua estada. O ideal é ao menos 60 euros por dia, mais um cartão de crédito internacional. Assim como o seguro viagem, nem sempre é solicitado, mas é melhor prevenir, pois se for e você não apresentar sua viagem pode acabar ali.

4. Reservas de hospedagem: Tenha com você as reservas de hospedagem impressas ou em imagens e arquivos salvos no celular. Também é interessante ter os bilhetes de trem e as passagens de volta. Se você vai ficar na casa de alguém, o mais seguro é ter uma carta-convite assinada por quem vai hospedá-lo.

5. Vínculo empregatício: É importante também ter com você alguns documentos que comprovem vínculo empregatício no Brasil, como a carteira profissional. Também é conveniente levar documentos como certidão de casamento e declaração do imposto de renda.

 

Outros cuidados

Em alguns países também é realizada uma entrevista com o passageiro, logo após o desembarque. Os agentes de imigração também podem avaliar as bagagens. Veja algumas dicas para passar por essa etapa com segurança.

1. A entrevista é apenas para comparar sua resposta com os documentos, não há com o que se preocupar. Basta responder ao que é solicitado, de maneira objetiva e bastante clara.

2. Enquanto espera pela entrevista mantenha o tom de voz baixo para evitar uma possível má impressão.

3. Na hora da entrevista, vá sozinho ao balcão, a não ser que esteja viajando com crianças pequenas, ou se compartilhar documentos, como reservas de hotel.

4. É importante estar bem vestido. Não precisa estar com roupas formais, mas sim com uma boa apresentação, e que seja coerente com o destino e objetivo da sua viagem.

5. Se você vai viajar para participar de algum congresso ou seminário não esqueça da carta-convite da instituição organizadora. O mesmo vale se sua viagem é para a realização de algum curso. Leve seu comprovante de inscrição ou qualquer outro documento probatório de seu vínculo com a instituição acadêmica.

Seguindo nossas dicas você reduz bastante as chances de ficar preso na hora de passar pela imigração, evitando contratempos e prejuízos. As companhias aéreas não são obrigadas a reembolsar nem realocar passageiros que perderam voos por atrasos ou retenções na imigração. Ainda que o voo perdido seja em conexão. Então, já sabe, fique atento!

 

Programe suas viagem ou tire suas dúvidas com a Engetur!
Converse com um de nossos consultores e programe sua viagem!