O Uruguai é um destino muito apreciado por suas praias maravilhosas e história rica, mas há um tour que tem atraído cada vez mais viajantes ao país: as vinícolas uruguaias! Somado ao glamour de cidades como Montevidéu e Punta del Este, o enoturismo é a bola da vez entre os atrativos do país.

A adesão aos roteiros pelas regiões vinícolas do Uruguai tem conquistado a preferência dos viajantes. Com paisagens espetaculares, rica gastronomia e bons vinhos, o Uruguai se aproxima do prestígio dos vizinhos Chile e Argentina no quesito vinhos.

Roteiro de vinhos no Uruguai

Com destaque para o vinho Tannat, reconhecido e premiado mundialmente, o Uruguai possui mais de 10 regiões vinícolas. Localizadas, principalmente, ao sul do país, próximas ao Rio Prata, e ao norte, perto da fronteira com o Brasil. As principais regiões produtoras de vinhos são:

  • Canelones
  • Artigas
  • Colonia del Sacramento
  • Florida
  • Paysandú
  • Carmelo
  • Rivera
  • Salto
  • San José
  • Soriano

São mais de 200 vinícolas em atividades no Uruguai, que já recebe a fama de ser a “Toscana da América do Sul”. Se os brasileiros representam cerca de 30% dos turistas no Uruguai, esse número cresce para 70% quando o roteiro é pelas vinícolas do país.

Outra vantagem do enoturismo uruguaio é que a principal região produtora de vinhos está muito próxima de Montevidéu. Canelones concentra cerca de 6 em cada 10 bodegas uruguaias.  São cerca de 50 km entre a capital uruguaia e Canelones, trajeto que poder ser feito de ônibus, táxi e até mesmo por aplicativos de transporte.

Vinícolas próximas de Montevidéu

A produção de vinhos do Uruguai é a quarta maior da América do Sul – atrás da Argentina, Chile e Brasil. Embora os números sejam modestos, a qualidade é inversamente proporcional. Muitas bodegas são geridas pela terceira, quarta e outras gerações das famílias fundadoras, que preservam as tradições dos vinhos somadas à tecnologia na produção. Entre as regiões mais próximas à capital, destacamos:

Canelones

A principal região vinícola concentra cerca de 60% produção de vinhos uruguaia. Ao lado de Montevidéu, a área concentra infinitas opções de bodegas, desde as mais tradicionais até as mais luxuosas. Só que além dos campos repletos de videiras, a região também reserva outros atrativos naturais. São cerca de 65 km de praias, perfeitas para descanso, pesca e atividades náuticas. Entre as vinícolas mais visitadas da região estão:

Fonte: Establecimiento Juanicó

  • Establecimiento Juanicó: uma das principais bodegas da região. Foi declarada Monumento Histórico Nacional graças as suas construções antigas perfeitamente preservadas. Uma mistura deslumbrante entre natureza e vinhos onde o visitante faz um tour pelos vinhedos, conhece o processo de produção e degusta os vinhos da casa, incluindo o Don Pascual, principal marca da bodega.

Fonte: Viñedo de Los Vientos

  • Viñedo de Los Vientos: comandada por uma argentina e um uruguaio, a bodega-boutique está localizada em Atlântida, balneário de Canelones. A combinação entre gastronomia e vinhos proporciona o que os proprietários chamam de “cozinha em bodega”. A vinícola já foi ranqueada como a quinta em exportação no Uruguai.

Maldonado

A cerca de 130 km de Montevidéu e a, apenas, 10 km de Punta del Este, Maldonado é uma das regiões viticultoras mais novas do Uruguai. O desenvolvimento deve-se não só a boa qualidade dos vinhos e belas paisagens, mas também pela proximidade com um dos balneários mais famosos do país. Entre as vinícolas mais visitadas da região estão:

Fonte: Alto de la Ballena

  • Alto de la Ballena: pioneira na região de Maldonado, a bodega preza pela qualidade e não pela quantidade, com simplicidade na produção aliada ao cenário espetacular. Colada a Punta del Este, a vinícola fica em Punta Ballena, mesma área da famosa Casa Pueblo.

Fonte: Bodega Garzón

  • Bodega Garzón: conhecida pelo luxo e requinte de suas instalações, a Bodega Garzón é comandada por argentinos que têm outras vinícolas em Mendoza. Em 2018, a bodega foi eleita a melhor vinícola do mundo pela revista Wine Enthusiast, especializada em vinhos.

Além disso, em 2014, a região de Carmelo ficou conhecida no mundo inteiro como a Toscana Uruguaia, graças a uma reportagem veiculada no New York Times. A 240 km de Montevidéu e 77 km de Colônia del Sacramento, a  cidade pequena oferece um roteiro completo pelas vinícolas com passeios, degustação e excelentes opções gastronômicas.

 

Faça um tour pelas bodegas uruguaias com a Engetur! Veja nossas ofertas par o país ou monte seu roteiro exclusivo conosco. Converse com um de nossos consultores e programe sua viagem.