A capital chilena costuma ser descrita como um destino deslumbrante, lugar de convergência entre paisagens naturais belíssimas e arquitetura urbana. Se você ainda não viajou para Santiago, talvez possa pensar tratar-se de um exagero. Mas, na verdade, no momento em que você estiver sobrevoando Santiago, antes mesmo do avião aterrissar, você vai entender o porquê da descrição. Estamos falando de uma das metrópoles mais charmosas da América Latina, uma cidade vibrante e elegante, emoldurada pela belíssima Cordilheira dos Andes!

Santigo reúne belezas naturais, tesouros históricos, cultura pulsante e uma diversidade de passeios e atrações para todos os perfis de turistas! Se você pretende viajar para a capital chilena, mesmo que seja uma viagem curta, reunimos algumas dicas de atividades imperdíveis para você incluir no seu roteiro. Continue a leitura e descubra um pouco mais sobre as atrações de Santiago do Chile.

Dia 1 – caminhada pelo centro histórico de Santiago

Tudo começa com uma bela caminhada pelo Centro Histórico de Santiago. Assim como muitas capitais sul-americanas, o centro histórico marca o coração da cidade, com muitas atrações próximas ao redor. A dica é reservar a manhã para desbravar as belezas da Plaza de Armas, ponto central da cidade. A praça é cercada pela Catedral Metropolitana de Santiago, o Museu Histórico Nacional, o Museu de Arte Pré-Colombiana e o Mercado Central de Santiago.

Se você gosta de história e já ouviu falar sobre o período sangrento da ditadura chilena, o Museu de La Memoria y de los Derechos Humanos é boa opção de passeio. O Palácio de La Moneda, sede da presidência chilena, abriga um rico centro cultural aberto para visitantes. São galerias, salas de exposições, atividades culturais, cafés, lojinhas e restaurantes localizados no subsolo do La Moneda.

Cambio de Guardia

Se você acha que a pompa da troca de guardas é uma atração turística restrita a Londres, devemos dizer que está enganado! No Palácio de La Moneda a troca de guarda, chama de cambio de guardia, ocorre desde 1851, sendo um verdadeiro evento cívico. A cerimônia dura cerca de 40 minutos e ocorre em dias alternados, sempre às 10 horas, em dias úteis, e às 11 horas aos fins de semana.

Dica: em setembro e outubro as trocas ocorrem nos dias ímpares. Já em novembro de dezembro de 2019 ocorrerão nos dias pares.

Dia 2 – Cerros Santa Lúcia e San Cristóbal, teleférico e La Chascona

Uma dica de muitos viajantes é de não deixar de apreciar a melhor vista panorâmica de Santiago de cima do Cerro San Cristóbal. Esse é o segundo ponto mais alto da cidade – perde apenas para o Sky Costanera, o arranha-céu mais alta da América Latina – e está dentro do Parque Metropolitano de Santiago.

A subida a cumbre (alto do cerro) e feita de funicular (Bondinho) que faz uma parada no zoológico da capital, também dentro do parque, ante de chegar ao topo. No alto do morro, além a visão espetacular, está a o Santuário da Imaculada Conceição, com uma imagem de 22 metros da Santa. No topo do cerro o visitante também tem acesso ao teleférico de Santiago, uma das atrações mais disputadas da cidade.

Reaberto em 2017, o teleférico cobre um trajeto de 4,8 km sobre Santiago! São 3 paradas: em Osais- Pedro de Valdivia; Tapahue e Cumbre (Cerro San Cristóbal). Você pode comprar apenas o ticket de ida, ou ida e volta, e descer/subir em qualquer uma das paradas do teleférico.

Já no Cerro Santa Lúcia a subida é feita a pé. São cerca de 70 metros de altura, que recompensam o esforço com uma vista privilegiada da Cordilheira dos Andes! Localizado na região central da cidade, o Santa Lúcia está dentro de um pequeno parque urbano. Em seu topo você encontrara importantes marcos históricos como a Escultura Caupolicán e o Castillo Hidalgo.

La Chascona

Próximo do Cerro San Cristóbal, no Bella Vista –  famoso bairro boêmio de Santiago – La Chascona foi uma das casa de Pablo Neruda, consagrado poeta chileno. Semelhante ao formato de um barco, Neruda era apaixonado pelo mar, a casa-museu reúne acervo pessoal do poeta. Lá ele viveu seus últimos anos de vida ao lado da esposa, Matilde Urrutia. Uma vez no bairro, aproveita para explorar outras atrações do Bella Vista. A região é repleta de bares, restaurantes, teatros e casas noturnas.

Dia 3 – Vitacura e Las Condes

Reserve o terceiro dia para explorar as áreas mais residenciais de Santiago, uma ótima maneira de se aproximar do dia a dia da cidade. O bairro de Vitacura, por exemplo, é um dos mais sofisticados da capital chilena, com inúmeras opções de entretenimento. Com restaurantes chiques, lojas de grife e alguns dos metros quadrados mais caros da cidade, há muitas coisas acessíveis no bairro mesmo para os que não compõem o suprassumo da sociedade santiaguina.

Em Vitacura está o Parque Bicentenário, um lugar cheio de estilo e tranquilidade. Uma excelente maneira de se conectar com a natureza, de forma segura e confortável, o parque é cheio de cadeiras de sol, pontos de lanches e restaurante. A lagoa artificial do parque abriga diversos cisnes negros, afinal de contas, estamos falando de sofisticação.

Las Condes mantém o charme de um bairro nobre, porém com toque arquitetônico de variados prédios comerciais. Lá está Sanhattan, o principal centro financeiro da cidade. Sim, o nome é uma mistura de Santiago com Manhattan. É nessa área que está o famoso Costanera Center, o shopping que conta com o mirante Sky Costanera no mesmo complexo. O bairro ainda abriga o Parque Araucano e o shopping de mesmo nome, além de contar com a beleza avassaladora da Cordilheira dos Andes, a cereja que embeleza o cenário da região.

Conheça Santiago com a Engetur! Aproveite o feriado de 15 de novembro na capital chilena. Confira o roteiro do pacote e valores clicando aqui. Converse agora mesmo com um de nossos consultores e reserve a sua viagem!