A Índia é um destino bastante exótico, que pode causar estranhamento para os turistas com origem ocidental. Seja pelo caos que impera nas ruas das cidades, ou pelas tradições e a cultura forte de um povo bastante caricato. Mas quem se aventura pelo famoso Triângulo de Ouro, pode conhecer uma Índia diferente, em uma verdadeira experiência de yoga e meditação.

A região, que é composta pelas cidades de Agra, Nova Délhi, Haridwar, Jaipur e Rishikesh, possui os mais diversos pontos turísticos indianos e é o roteiro perfeito para quem quer viver a prática da yoga e da meditação na sua essência mais pura.

O Triângulo de Ouro

Localizado na região noroeste da Índia, o Triângulo de Ouro tem em suas extremidades as cidades de Nova Délhi, Agra e Jaipur, formando um triângulo perfeito. Ao sul da Cordilheira do Himalaia, as cidades que o compõe guardam verdadeiras belezas naturais e os mais importantes pontos turísticos da Índia.

Nova Délhi

O roteiro se inicia em Nova Delhi, a capital indiana. Por lá é possível observar a união das fortes tradições indianas com as modernidades atuais. Como o país ainda tem sua independência muito recente, deixando de ser colônia britânica apenas em 1947, o inglês é uma língua bastante utilizada na capital. A mão inglesa no tráfego de veículos é outra herança dos colonizadores que pode ser observada nas ruas de Nova Délhi.

Com uma população de mais de 21 milhões de habitantes, Nova Délhi possui um verdadeiro caos em suas ruas, com carros, motos, ônibus, bicicletas, vacas e camelos dividindo o mesmo espaço. Esse caos pode ser observado na Chandni Chowk, a rua mais antiga da cidade. Ela fica abarrotada de pessoas e de comerciantes situados em tendas, e o som ambiente é totalmente dominado pelas buzinas.

Outras atrações de Nova Dhéli

Entre os principais pontos turísticos, o Red Fort é uma parada obrigatória. São edificações que formam uma gigantesca fortaleza construída no século XVII. As muralhas imponentes possuem alturas que variam entre 16 e 33 metros, e guardam no interior da fortaleza diversos edifícios, pavilhões e mesquitas.

Os turistas podem se divertir em meio aos belos jardins que contam com espelhos de água formados graças a um desvio do Rio Yamuna. Também é possível se aventurar pela galeria de lojas que vendem desde roupas típicas, até prataria e artesanato. 

Outra visita obrigatória é em Jama Masjid. Ela é considerada a maior mesquita da Índia e conta com um grande volume de visitantes durante todo o ano. Mas é preciso ficar atento, algumas tradições devem ser seguidas à risca até mesmo pelos turistas, como as roupas a serem utilizadas, por exemplo.

Jaipur

A próxima parada é em Jaipur e o seu principalmente ponto turístico e cartão-postal é o Hawa Mahal, um monumento construído em 1799 para que as mulheres da corte pudessem observar a movimentação das ruas através das pequenas janelinhas, sem que fossem vistas. Ele faz parte do complexo do City Palace e tem como sua grande característica e também como um grande símbolo da cidade, as suas dezenas de pequenas janelas.

Outro lugar para se aventurar em Jaipur é pelos bazares da Cidade antiga. Ela abriga quatro bazares que podem ser acessados através de sete portões. Os bazares comercializam de tudo um pouco, desde utensílios de cozinha, tecidos, acessórios e roupas. É preciso ficar esperto para não se perder no meio de toda a confusão e reserva um bom tempo para apreciar tudo que a região pode oferecer.

Agra

Saindo de Jaipur, a próxima parada do Triângulo de Ouro é Agra, a cidade que abriga o mais famoso e exuberante monumento indiano: o Taj Mahal.

O famoso monumento foi concluído em 1653 pelo imperador Mogol Shah Jahan, em homenagem a Mumtaz Mahal, sua rainha favorita. Para levantar essa incrível construção, foram necessários mais de 20 mil trabalhadores e 22 anos de trabalho forçado. A beleza de Taj Mahal impressiona tanto quanto sua imponência, e não à toa foi escolhido uma das Sete Maravilhas do mundo.

Porém, Agra não é só feito do Taj Mahal e possui outros atrativos que valem a pena serem visitados. Um dos mais impressionantes é o Forte de Agra, uma enorme fortaleza localizas às margens do Rio Yamuna e listado pela Unesco como patrimônio da Humanidade.

As enormes muralhas de tijolos vermelho guardam incríveis palácios decorados por artistas de toda a Ásia, com destaque para o palácio Jahangiri Mahal, que possui uma deslumbrante decoração interna. Outro atrativo imperdível é a torre Musamman Burj, que serviu como prisão de Shah Jahan. Foi lá que o poderoso imperador passou os últimos anos de vida após ser aprisionado pelo próprio filho.

Haridwar e Rishikesh

Além das cidades principais, o roteiro pelo Triângulo de Ouro também contempla as cidades de Haridwar e Rishikesh.

Considerada uma das 7 cidades mais sagradas de toda a Índia, Haridwar possui diversos templos espalhados por toda a sua extensão. Por toda a sua importância religiosa, é um dos quatro lugares do mundo onde o Kumbh Mela, a maior congregação da humanidade é realizada a cada 12 anos.

Já Rishikesh é considerada a Capital da Yoga no mundo, tida como uma cidade espiritual. Ela fica localizada nas margens do Rio Ganges e cercada pelo Himalaia. É uma cidade voltada para se viver uma experiência de yoga e meditação em meio ao clima totalmente espiritual que Rishikesh exala.

Triângulo de Ouro com a Engetur

Uma viagem pela Índia é uma verdadeira aventura, e você pode viver essa experiência pelo Triângulo de Ouro, vivendo as tradições indianas e praticando a yoga e a meditação com a Engetur! Saiba mais clicando aqui