Você costuma viajar a trabalho? Se a resposta for positiva, então sabe como é importante estar em dia com as principais possibilidades para viagens corporativas. Por isso, preparamos algumas dicas para que você conheça as tendências para 2020, que vão te ajudar a otimizar seu tempo, economizar e ainda preservar o planeta. 

Para conferir as novidades do setor de turismo de negócios, é só ficar de olho nas tendências que devem movimentar esse segmento de mercado neste ano. 

Mais sustentabilidade

As pessoas estão muito preocupadas com os impactos que geram para a natureza e o mundo corporativo também tem aumentado o compromisso com a sustentabilidade. Você não vai querer ficar fora disso em suas viagens a negócios, não é mesmo? 

Há várias medidas sustentáveis que empresas e seus viajantes podem adotar para contribuírem com a redução do impacto climático. Uma delas é checar os esforços de sustentabilidade da sua companhia com a Ferramenta de Autoavaliação de Sustentabilidade em Viagens, criada pela Global Business Travel Association (GBTA). A partir dela, gerentes responsáveis por viagens podem identificar melhor os pontos positivos e negativos da sustentabilidade nas viagens da organização. 

Outra ação fácil de ser colocada em prática é verificar se as reuniões e outras atividades presenciais em cidades diferentes são realmente necessárias. Sempre que houver alternativas, opte por elas, pois cada voo evitado ajuda a diminuir a emissão de CO2, mesmo que você não seja a única pessoa nele. 

Menos gastos com passagens aéreas

Em geral, o custo com um voo é maior do que com ônibus e carro. Porém, existe a necessidade de chegar a destinos distantes mais rapidamente e sem perder horas do dia com deslocamento. Com isso, muitas empresas precisam optar por voos na viagem de seus funcionários. 

Uma boa maneira de economizar é com companhias do segmento “low-cost”, ou seja, de baixo custo. Elas têm se popularizado no Brasil justamente por tentarem reduzir as despesas fixas, oferecendo passagens com valores até 30% abaixo do preço tradicional. Essas empresas começaram a operar no país no fim de 2018 e em 2020 devem ganhar ainda mais força. 

Tecnologia a seu favor

Sem recursos tecnológicos, praticamente ninguém mais planeja roteiros nem reserva e compra passagens. Isso deve ficar ainda mais forte, já que os avanços da tecnologia não param e cada vez mais surgem opções para facilitar o dia a dia de viajantes. Softwares e aplicativos voltados para as pessoas se organizarem em viagens, por exemplo, vieram para ficar.

A gestão virtual de viagens corporativas tem se consolidado por vários fatores. São eles: praticidade, menos desperdício de papel, controle completo dos registros, menos possibilidade de perder dados (como os referentes a reembolsos), entre outros. 

A tecnologia ainda é vantajosa porque ajuda organizações a evitarem fraudes comuns em processos manuais de controle de informações. Desse modo, desvios de gastos são evitados e não surgem tantos rombos no orçamento, mesmo quando ocorrem por descuido e falta de atenção. 

Preocupação com o bem-estar dos viajantes

Outra tendência para viagens corporativas em 2020 é um cuidado maior com o bem-estar das pessoas. Por conta disso, muitas companhias tentam garantir a experiência mais agradável possível para seus viajantes. Para tanto, elas proporcionam condições para que as necessidades dos seus colaboradores sejam supridas e as experiências sejam agradáveis. Não adianta oferecer a oportunidade de ir para um lugar diferente a trabalho se o estresse for tão grande que isso acabe afetando a retenção dos profissionais. 

Um jeito de evitar experiências desagradáveis é sabendo o que as pessoas consideram fundamental para viagens de negócios. Com uma simples pesquisa ou conversa informal, as companhias podem até ter menos custos desnecessários, pois não precisarão mais gastar com coisas que não agregarão aos viajantes. 

Cada vez mais as pessoas precisam estar motivadas para as funções que devem fazer, incluindo as atividades em outros destinos. Empresas que já perceberam isso estão em vantagem, pois estimulam as viagens a negócios focando não apenas no trabalho, mas também na possibilidade de conhecer uma cidade nova e de aumentar a rede de contatos dos funcionários, o famoso networking. Além disso, viagens corporativas servem para os profissionais saírem da zona de conforto e se desafiarem. 

Pronto, agora é só aplicar as tendências que citamos. Caso você tenha viagens corporativas agendadas neste ano, aproveite e clique aqui para a Engetur te auxiliar!