Viajar é sempre uma experiência indescritível e organizá-la é ainda melhor, pois todo o roteiro montado gera uma expectativa. Mas muitas dúvidas surgem quando se inclui crianças. Uma dessas dúvidas é com relação à passagem de avião. Se você ainda não fez viagens com seu filho, filha ou o pequeno que faz parte da sua vida, a seguir vamos tirar algumas dúvidas sobre esse assunto. Inicialmente, quando o assunto é viagem, é interessante fazer um planejamento financeiro, ainda mais em família. Se você e os demais membros possuírem carteiras de estudantes ou algo que comprove o benefício de descontos, é interessante ter em mãos, pois é sempre útil e ajuda a economizar. Viajar com criança pode acarretar custos maiores, pois é um público que requer mais cuidados, alimentação saudável e completa em todos os horários e também deve-se manter atentos à saúde – por precaução mesmo.

Tendo em vista esses pontos que foram citados, vamos ao tema central: como funciona o preço médio das passagens de avião para crianças?

Como funciona?

Geralmente se dá através de algumas precauções por parte das companhias aéreas, como por exemplo:

  1. É necessário documentação completa da criança;
  2. É imprescindível que estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis, dentre outras exigências necessárias para que possam embarcar conforme as diretrizes da companhia e dos órgãos fiscalizadores.

Antes de comprar as passagens

É importante checar alguns itens antes de comprar as passagens para seu pequeno ou pequena. Como, por exemplo, o tipo de comida, verificar se é saudável e de acordo com a faixa etária da criança; as bagagens; e também é interessante verificar o turno de viagem. A noite acaba sendo um turno a considerar, pois as crianças costumam dormir, o que faz a  viagem ser mais tranquila. Caso necessário, faça a reserva do berço. Procure saber da existência de escalas e, se possível, opte por voos diretos.

Preços de passagens de avião para crianças de acordo com as principais companhias

1. Gol

 A Gol não cobra o valor de passagens de crianças com até 2 anos de idade. Porém, com algumas condições: apenas em viagens nacionais e o bebê deve viajar no colo dos pais ou responsáveis.

Ou seja, em viagens internacionais já ocorre uma cobrança, mas de apenas 10% do valor normal das passagens dos adultos. Neste tipo de viagem há a oferta de bebê conforto, para uma melhor comodidade e segurança das partes.

Crianças de 3 aos 12 têm desconto de 25% das passagens para adultos. Desde que as passagens estejam com seu valor normal e não em promoção.

2. Latam

Assim como a companhia anterior, também não é cobrado passagens de crianças com até 2 anos de idade. Para estar isento do valor da  passagem, a criança deve viajar no colo dos pais ou responsáveis.

No caso das crianças a partir dessa idade até os 12 anos, elas têm desconto de até 30% no valor das passagens normais, desde que não estejam em promoções. Caso estejam, não há distinção de idade e deve-se pagar o valor completo. 

Outras companhias seguem esse padrão, podendo variar os valores conforme os destinos e turnos de viagens escolhidos. 

 

Leia também: Explore as melhores ilhas das Maldivas