Independente da Eslováquia desde 1993, a República Tcheca abandonou os estereótipos comunistas de cidade cinza. Impulsionado por políticas públicas voltadas para o crescimento econômico, o país tem se destacado como um dos principais destinos turísticos do leste europeu. Com marcas históricas por todos as esquinas, o centro cultural e principal destino da República Tcheca é Praga, capital e coração pulsante do país.

O que fazer em Praga

Considerada uma das cidades mais belas do mundo, Praga concentra elegância e charme em um roteiro recheado de atrações. Dividida pelo Rio Moldava, a cidade já faz parte da lista de muitos viajantes, incluindo os brasileiros, que buscam opções de destinos além do circuito Roma-Paris-Londres.

A “Cidade dos cem pináculos”, como é conhecida, reúne opções culturais em uma mistura fascinante entre clássico e moderno. Espere ver muitas torres (pináculos), turistas (a cidade está sempre na rota internacional) e experimentar boas cervejas! Afinal, estamos na capital do país com tradição milenar na produção de cerveja.

Separamos algumas dicas de passeios, incluindo os principais pontos turísticos, para você montar seu roteiro em Praga! Continue a leitura para conhecer mais sobre a cidade e conferir algumas dicas importantes sobre a República Tcheca.

Cidade Velha (Staré Město)

Indicada como a zona mais bonita para um passeio a pé, o Centro Histórico é o coração de Praga. Trata-se da parte mais turística e zona mais medieval da cidade. Ou seja, entre construções históricas e boa parte das torres, a região concentra a maior oferta de hospedagens, bares, restaurantes, cafés e lojinhas em geral.

Relógio Astronômico (Orloj)

Construído em 1401, o relógio faz parte da arquitetura da prefeitura da Cidade Velha, especificamente, na Parede Sul. Além das horas (fuso horário de 4h em relação à Brasília) apresentadas pelas figuras dos apóstolos, a peça utiliza o zodíaco para mostrar os meses. Parada obrigatória para fotos, o relógio também marca a posição do sol e da lua no céu.

Torre do Relógio

Um mirante com uma vista incrível da cidade! A torre é, a verdade, uma parte antiga da prefeitura. De lá é possível ver por dentro o funcionamento do relógio astronômico.

Castelo de Praga

O maior castelo do mundo é um complexo de belos palácios e edifícios ligados por vielas. Construído no século IX, o castelo era o centro do território e residência de muitos reis da Boêmia. Atualmente, a construção é sede da presidência da República Tcheca. Dentro do conjunto de edifícios do castelo estão:

Torre de Pólvora

Entre as várias torres da cidade, a Torre de Pólvora é uma das que mais chama atenção. Construída em 1475, a torre tem 44 metros e servia para armazenar a pólvora da cidade.

Catedral de São Vito

Símbolo do país, a construção da catedral teve início 1344, mas só foi concluída entre os séculos XIX e XX. A catedral guarda as Joias da Coroa e a tumba de Venceslau IV, conhecido como o Rei Bom. Com 88 metros de altura, quem quiser encarar as escadas em forma de caracol da torre é premiado com uma vista magnífica da Ponte Carlos, Staré Město e Malá Strana.

Ponte Carlos

Monumento mais famoso de Praga, a Ponte Carlos conecta as zonas de Staré Město e Malá Strana. Com mais de 500 metros de comprimento e 10 de largura, a ponte conta com 30 estátuas de santos espalhadas nas duas bordas. Durante o roteiro, você provavelmente atravessará a ponte mais de uma vez!

Faça um pedido: a estátua de São João Nepomuceno, um dos santos da Boêmia, foi a primeira a ser instalada na ponte, por volta de 1638. A lenda diz que se o viajante tocar, com a mão esquerda, na base da estátua e fizer um pedido, o desejo será realizado! Além das estátuas, ao cruzar a ponte o turista encontrará várias barraquinhas e artistas de rua.

Cidade Pequena (Malá Strana)

Uma das zonas mais antigas e tradicionais de Praga, a Malá Strana apresenta um surpreendente estado de conservação, com seus palácios e construções históricas. Fundada em 1257, a Cidade Pequena concentra:

Igreja de São Nicolau

Considerada a construção barroca mais bonita de Praga. Com o interior coberto de obras de arte, desde pinturas no teto até esculturas nas paredes, na praça de acesso à igreja está a Coluna da Peste – uma estátua da Santíssima Trindade.

Parque Kampa

Com uma localização privilegiada no cetro da cidade, trata-se de um dos parques mais animados de Praga! Situado embaixo da Ponte Carlos, lá estão alguns dos antigos moinhos da cidade, além do famoso Muro de John Lennon – concebido como uma manifestação pacífica contra o regime comunista.

Dicas importantes

  • Idioma: embora a língua oficial seja o tcheco, é comum se comunicar em inglês ou alemão em Praga.
  • Visto: brasileiros não necessitam de visto para entrar no país.
  • Clima: o país possui estações bem definidas, com temperaturas na casa dos 18°C até os 24°C no verão (julho a setembro) e frio que pode chegar a -5°C no inverno (dezembro a março). As estações intermediárias costumam marcar temperaturas entre 8°C e 18°C.
  • Moeda: a Coroa Tcheca é a moeda oficial, embora o Dólar norte-americano e o Euro também sejam usados. Na dúvida, o Euro é mais vantajoso, até pela proximidade com outros países europeus.

 

Conheça Praga, a capital mais badalada do leste europeu, com a Engetur! Conheça nossa oferta para o destino ou monte seu roteiro personalizado conosco. Contate um de nossos consultores e programe sua viagem!