A cidade mais famosa e visitada dos Emirados Árabes é sinônimo de riqueza e ostentação. Conhecida pelo luxo, arranha-céus, lojas e modernidade, Dubai é como um oásis de progresso e prosperidade sem fim.
Erguida em meio às dunas do deserto, a cidade é repleta de áreas verdes e praias que em nada se assemelham ao cenário seco original. Nesse aspecto, apenas o clima quente deixa lembrar que a cidade moderna, cosmopolita e rica que conhecemos hoje, foi construída numa extensão do maior deserto de areia do mundo: o Rub’al Khali.
Se por um lado Dubai surgiu numa área de deserto, por outro a cidade está situada na costa do Golfo Pérsico. Isso quer dizer que areia e mar fazem parte da identidade da cidade. Dubai é o centro financeiro e turístico dos Emirados Árabes, um grande centro de negócios que cresce continuamente graças à movimentação de grandes conglomerados transnacionais e frutos do petróleo.
Já deu para entender que Dubai não se assemelha a qualquer outro destino, certo? São tantas ofertas de passeios, atrações e atividades que montar um roteiro na cidade pode ser uma tarefa difícil. Reunimos algumas dicas do que fazer em Dubai, considerando a proximidade das atrações, para você organizar seu roteiro e aproveitar a viagem!
Downtown Dubai
No coração da “Nova Dubai”, o centro da cidade é o ponto de partida e lugar imperdível para iniciar o roteiro pela cidade. É lá que estão algumas das atrações mais simbólicas de Dubai! Muito movimentado, o centro é uma das áreas mais animadas, com prédios comerciais e residenciais, shoppings, áreas verdes e muito mais. Veja alguns pontos imperdíveis:
- Burj Khalifa: o maior prédio do mundo tem 828 metros e 160 andares! O arranha-céu tem uso residencial e comercial, possuindo dois mirantes: um no 124º andar e outro no 148º andar – sendo o mirante mais alto do mundo. Para visitá-lo é preciso comprar ingresso com antecedência pelo site.
- Dubai Mall: é claro que o maior shopping do mundo está em Dubai. São mais de 1.200 lojas, 120 restaurantes e 22 salas de cinema. Além disso, o shopping abriga o Dubai Aquarium, o Underwater Zoo, uma pista de patinação no gelo e a Kidzânia – um imenso complexo recreativo para crianças.
- Dubai Fountain: em frente ao Dubai Mall, a famosa fonte de Dubai foi idealizada pelos mesmos criadores do hotel Bellagio, em Las Vegas. Com 275 metros de comprimento, as fontes são um espetáculo de luz e sons.
- Dubai Ópera: criada pelo arquiteto dinamarquês Janus Rotock, a ópera foi inaugurada em 2016 e seu formato é uma homenagem ao desenvolvimento e à história marítima de Dubai. É possível fazer uma visita guiada no local.
Dubai Creek
A parte mais antiga da cidade é cortada por um canal que divide as regiões de Deira Dubai (norte) e Bur Dubai (sul). Trata-se de uma enseada natural que recebe as águas do Golfo Pérsico, cujo entorno revela uma parte contrastante da cidade. Uma Dubai histórica, com arquitetura tradicional e atrações que marcam o ponto zero da cidade.
- Gold souk e Spice souk: dois mercados famosos e tradicionais da cidade estão na parte de Deira Dubai. O maior mercado de ouro do mundo (gold souk) abriga centenas de lojas onde se compra joias e outros artigos. Já o mercado de especiarias (spice souk) é repleto de aromas e sabores característicos de Dubai.
- Al Fahid: também conhecido como Bastakiya, o bairro é um exemplo da Dubai original, preservando a arquitetura e aura da cidade antes do boom do petróleo. Localizado em Bur Dubai, as casas antigas, hoje, abrigam cafés, restaurantes, galerias e lojas.
- Dubai Museu: no Forte Al Fahidi, o museu combina história, informação e experiências sensoriais para que o visitante seja absorvido pela trajetória da cidade. Cultura e tradição são palpáveis na construção típica do século 18.
Jumeirah
Além de tudo, Dubai ainda reserva belas praias ao viajante! A Jumeirah Beach é uma delas. Esta é uma praia pública à beira do Golfo Pérsico com excelente infraestrutura, incluindo ciclovia, quiosques, banheiros, entre outros. Esta região ainda reserva outras atrações:
- Burj Al Arab: um dos símbolos de Dubai, o hotel tem forma de uma vela de barco e é um dos pontos mais fotografados da cidade. Trata-se de um dos poucos hotéis 7 estrelas do mundo e para vista-lo é necessário estar hospedado ou ter uma reserva em seus restaurantes.
- Jumeirah Mosque: templo aberto para visitação. Há oferta de um tour guiado pelas tradições mulçumanas. Construída na década de 1970, a mesquita tem capacidade para abrigar 1.200 fiéis.
- Palm Jumeirah: um dos cartões-postais mais conhecidos de Dubai, o arquipélago artificial em formato de palmeira abriga residências, hotéis e restaurantes. Composto por um tronco e ramos em semicírculo que atuam como quebra-mar, o arquipélago invade o Golfo Pérsico e pode ser acessado por trem.
Conheça as maravilhas de Dubai com a Engetur! Conheça nossas ofertas para o destino ou monte seu roteiro exclusivo conosco. Converse com um de nossos consultores e programe sua viagem!