Viajar é sempre um momento empolgante, não é verdade? Conhecer lugares novos, culturas diferentes, explorar a gastronomia, visitar pontos turísticos, tudo que envolve a viagem gera encantamento, seja em viajantes iniciantes ou mais experientes. 

Mas, é preciso estar atento às questões burocráticas também, para que você possa curtir seus dias de lazer e descanso sem nenhuma preocupação. O cuidado e atenção com a documentação, por exemplo, é fundamental para evitar dores de cabeça.

Os países da Europa são sempre muito buscados por turistas brasileiros. No entanto, para entrar em alguns países europeus é necessária uma autorização chamada Etias, que entrará em vigor em 2023. Vamos entender como funciona?

Entenda como funciona o Etias Europa

Como dito logo acima, criado pela União Europeia visando a segurança de suas fronteiras, o Etias (Sistema Europeu de Informações e Autorizações de Viagem) é a autorização exigida para entrar em alguns países europeus. A partir de maio de 2023, turistas brasileiros terão que pedir essa autorização e pagar uma taxa de emissão para entrar na maioria dos países da Europa.

Basicamente, trata-se de uma espécie de “visto” obrigatório, para que brasileiros possam circular livremente nos países que formam o Espaço Schengen.

Schengen foi um tratado feito entre as nações com o objetivo de regularizar a circulação de pessoas, serviços, bens e valores entre os países.

Ao adquirir o Etias você poderá permanecer por um período de 90 dias no território desses países. Ao ultrapassar os 90 dias é preciso solicitar uma nova autorização específica para situações como negócios, turismo, trânsito ou estudo. 

Quais países europeus exigem o Etias Europa?

Confira a lista de 26 países que passam a exigir o documento em 2023:

  1.   Letônia;
  2.   Liechtenstein;
  3.   Lituânia;
  4.   Luxemburgo;
  5.   Malta;
  6.   Noruega;
  7.   Países Baixos;
  8.   Polônia;
  9.   Portugal;
  10. Alemanha;
  11. Áustria;
  12. Bélgica;
  13. Dinamarca;
  14. Eslováquia;
  15. Eslovênia;
  16. Espanha;
  17. Hungria;
  18. Islândia;
  19. Itália;
  20. República Checa;
  21. Suécia;
  22. Suíça;
  23. Estônia;
  24. Finlândia;
  25. França;
  26. Grécia.

Atenção, viajante: se você pretende transitar entre os estados membros de Schengen, você precisa visitar primeiro o país informado no formulário, pois esta é uma exigência obrigatória do sistema eletrônico do Etias Europa.

Como solicitar o Etias Europa?

 

Antes de solicitar a autorização, certifique-se de que atende aos critérios exigidos, que são:

  • ter um passaporte válido;
  • apresentar um endereço de e-mail;
  • possuir um cartão de débito ou crédito para o pagamento da taxa. 

Feito isso, você preenche um formulário online no site https://www.etiasvisa.com/br e responde ao questionário solicitado. O valor da taxa é de 7 euros, aproximadamente 35 reais, atualmente.

A autorização tem validade de três anos ou até o vencimento do passaporte. Após esse período, você pode pagar novamente a taxa e dar entrada em uma nova solicitação.

Não é complicado! Na verdade, esse documento acaba trazendo mais segurança para a sua viagem. Além de que você não precisará mais apresentar sempre o passaporte entre as fronteiras dos países que fazem parte do espaço Schengen.